quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A importância do conhecimento cientifico na formação do pedagogo

A pedagogia é uma filosofia, uma ciência e uma técnica da educação.Partindo deste contexto a importância do conhecimento cientifico é a preparação de um pedagogo para lidar com vidas humanas, desenvolvendo uma postura ética-politica comprometida com a melhoria da qualidade de ensino.
O conhecimento cientifico é fundamentalmente importante para a formação do pedagogo, pois através dele que ele ira articular metas e ações, buscando maiores conhecimentos dentro de seus princípios educacionais, diante disto tem como perspectiva desenvolver a capacidade de analise, aplicação considerando a situação teórico-pratico de uma sala de aula, o papel do professor é facilitar o desenvolvimento livre e espontâneo do individuo, elaborando percursos pessoais e transformando continuamente o cenário do processo ensino aprendizagem para acompanhar as mudanças do mundo.
A ciência na sua formação lhe garante a profissionalização contemplando suas três dimensões: a pessoal, a profissional e a institucional para se tornar capaz de tomar decisões sobre suas ações, fazer opções, refletir na ação sobre ela, com isto ele poderá orientar o estudante para a adequada integração profissional, proporcionando-lhe assistência social e material, e complementando sua formação moral e cívica.
Sem o conhecimento cientifico o pedagogo não poderá estudar e refletir com profundidade, os fundamentos históricos, filosóficos, sociais, políticos, econômicos, psicológicos e antropológicos da educação.
É passando pelo conhecimento que se assegura valores de generosidade, solidariedade, coletividade.Não são posturas que saem do nada.Elas vêm do conhecimento que ajuda a perceber as tradições, a historia dos povos, da sua dignidade humana; pois a ação educacional é uma pratica social mediadora da pratica social mais ampla.

5 comentários:

  1. OLÁ!!!!GOSTARIA DE CONVIDÁ-LA PARA CONHECER O MEU BLOG.GOSTEI MUITO DE CONHECER O SEU!!! BEIJÃO!NATÁLIA.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sua visita ao meu blog!Virei aqui mais vezes!!!Beijão,Nat.

    ResponderExcluir
  3. a sua resposta me ajudou muito...bjssssssss

    ResponderExcluir
  4. amei seu blog,e este tema muito ajudou no trabalho que estou fazendo para o curso de pedagogia... bjssssss, valeuuuuu!!! com certeza estarei sempre te visitando...

    ResponderExcluir
  5. também me ajudou bastante para a minha formação pedagógica!
    Thank you!!!

    ResponderExcluir